O desafio de ser bem sucedido no desporto fascina-me... de ser reconhecido e de provar as minhas capacidades.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Uma pessoa que duvida de si própria é como homem que se alista no exército inimigo e aponta as armas contra si próprio. Ele transforma o seu fracasso numa certeza, ao ser ele próprio a primeira pessoa a convencer-se desse fracasso."                                                                                                                Autor: Alexandre Dumas


Na presente época desportiva desenvolvi um projecto novo de seleccionador masculino de Futsal da Associação Futebol de Coimbra, uma experiência que em muito contribuiu para o enriquecimento individual de um treinador que trabalha para puder deixar uma marca positiva e ajudar ao desenvolvimento da modalidade.

A prática do desporto deve representar um papel muito importante de desenvolvimento nos jovens e para tal, é necessário que seja proporcionado no seu ciclo de formação, experiências positivas e de qualidade, sendo que a forma e o estilo como a interacção treinador-atletas é feita, vai decidir, na maioria dos casos, a qualidade dessas experiências desportivas assim como o resultado das mesmas.

As primeiras experiências desportivas ao nível das camadas de formação de selecção, quer para o seleccionador quer para os jovens atletas são decisivas para a motivação e auto-estima de todos, pois não só por se realizar numa etapa fundamental do desenvolvimento dos atletas mas principalmente por trazem grandes expectativas. No que concerne ao seleccionador a possibilidade poder promover a aprendizagem e desenvolvimento de competências bem como valorizar os seus progressos pessoais, quer individuais quer em grupo são as orientações principais.


Todos estes factores e paralelamente, através dos “feedback”, comentários, reconhecimentos e expectativas mais ou menos explícitas, os adultos (treinadores, pais, dirigentes e outros) estruturam o clima motivacional do contexto desportivo e geram diferentes efeitos e impacto ao nível da aprendizagem e do rendimento desportivo e tudo tem um peso fundamental aquando da avaliação positiva ou negativa, dessas experiências.


Fica o agradecimento a todos os que contribuíram directa e indirectamente para o desenvolvimento deste projecto, jogadores, directores, clubes e instituições. Sem o contributo, a dedicação e vontade de todos iria ser difícil.


Posso afirmar que, todas as experiências vivenciadas até ao dia de hoje contribuíram para o desenvolvimento das minhas capacidades enquanto treinador pois trata-se de uma função que constitui em si um permanente desafio e que exige um empenho pessoalmente gratificante e é por isso que acredito que novos e desafiantes projectos ainda estão para chegar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ex. mos Senhores,

O Centro Social de São João vem por este meio convidar V. Ex.as a estarem presentes no próximo dia 22 de Maio, Sábado, pelas 14h00 no Salão Nobre da Instituição, para assistir ao I Seminário de Futsal, que contará com a presença, entre outros, do Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, do Árbitro Internacional António Cardoso e do Árbitro Conimbricense Nuno Bogalho, considerado na passada época o 2º melhor Árbitro Português.

Se o Futsal é uma das suas paixões, venha debater connosco, a sua evolução, as suas regras, o seu papel no panorama desportivo actual, e promover o seu desenvolvimento no nosso país, na nossa região.

No final haverá lugar para um jogo entre a equipa Sénior do CS São João e uma equipa convidada.

Confirme a sua presença até dia 19 de Maio.

Certos da vossa melhor atenção, sem outro assunto de momento,

Com os melhores cumprimentos,

Centro Social de São João

Quiaios Clube Futsal disse...

1º Torneio Quiaios Clube Futsal

O Quiaios Clube Futsal irá realizar um torneio de futsal nos dias 25,26 e 27 de Junho no Pavilhão do Colégio de Quiaios.

Inscrição:
150 Bolas

Mínimo de 12 equipas

Prémios:
1º Classificado 500 bolas + Troféu
2º Classificado 250 bolas + Troféu
3º Classificado 150 bolas + Troféu
Troféus para os restantes participantes

Melhor marcador
Guarda-redes menos batido
Taça de Bar


Árbitros federados


Contactos:
José Neto 964369631
Marco Dias 969416255
Ramon Oliveira 925192676
Francisco Loureiro 967354442

http://quiaiosclubefutsal.blogspot.com/