O desafio de ser bem sucedido no desporto fascina-me... de ser reconhecido e de provar as minhas capacidades.

domingo, 14 de agosto de 2011

A Reciclagem no Futsal

"Todo treinador de futsal deveria sempre trocar informações sobre técnica e tática com outros profissionais para buscar um melhor aprimoramento na modalidade.

Além do lazer, arte e espetáculo, acredito que o futsal é uma exibição de técnica; e não existe arte sem técnica: o profissional de teatro tem de entender de teatro; o profissional de futsal tem obrigação de conhecer os detalhes técnicos do futsal.

Parece óbvio, mas não é. Muitos acham que o futsal é somente espetáculo e entretenimento. Desprezam os dados técnicos, táticos e estatísticos. Além disso, substima-se a inteligência e o conhecimento do torcedor que gosta de futsal.

Por sua vez, a imprensa - mesmo a especializada - não promove discussões mais aprofundadas, publicando somente resultados, classificações e “próximas rodadas”.

O profissional de futsal, além dos conhecimentos relacionados à técnica e a tática, deveria também procurar conhecer um mínimo de psicologia, medicina, nutrição e preparação física aplicadas à modalidade, participando de cursos, seminários e clínicas.

A maioria dos treinadores e jogadores de futsal não gosta de dar explicações técnicas. Não gosta ou não sabe. Costuma sempre dar as mesmas respostas evasivas, desprezando o conhecimento de pessoas ligadas ao futsal, culpando a má sorte, os erros do árbitro e os golos perdidos pela equipe.

Por outro lado, as questões formuladas pela imprensa no se aprofundam; quase sempre superficiais, não abordam pontos importantes como posicionamento dentro da quadra, esquemas de jogo e suas variações.

Se técnicos e jogadores de futsal tivessem mais interesse em conhecer a maneira de jogar de cada membro de sua equipe e da equipe adversária, atingiriam melhores resultados.

Um jogo de futsal não é disputado apenas com habilidades, mas também com técnica de competição. O coletivo deve sempre prevalecer sobre o individual.

Para muitas pessoas, ligadas ao esporte de uma maneira geral, o futsal continua sendo uma atividade menor, primária e apenas física. Quando, na verdade, é um jogo de técnica e de inteligência, no qual também se sobressaem a intuição e a emoção.

Dai a importância, fundamental, de os profissionais da área estarem sempre se reciclando."


Autor:Prof.Rubens Fernandez - Treinador de Futsal
Fonte: http://www.futsalbrasil.com.br